terça-feira, 6 de maio de 2008

Topo e fundo

Bola na gaveta

Esta foi uma época de Vitórias. Não a águia, que para os lados da Luz a coisa não tem andado famosa, mas para os clubes: tanto o sadino como o minhoto estão a uma semana de terminar duas épocas históricas.
No Minho, Cajuda conseguiu um pequeno milagre. Qual Villarreal à portuguesa, o Vitória está a um passo da Champions. Em ano e meio, passou do meio da tabela da II Liga para as competições europeias. Independentemente do que se vier a passar no próximo domingo, e da competição, Champions ou UEFA, em que o clube vier a participar, este foi um ano de redenção dos conquistadores, depois de há dois anos terem saída da Liga pela porta pequena. Mais do que ninguém, Cajuda deve sentir-se no sétimo céu. Numa altura em que tanto se fala da nova geração de treinadores portugueses, e em que ser "clone de Mourinho" é que está a dar, Cajuda, da velha escola, sendo ele mesmo, o que sempre foi, levou com mestria esta equipa ao topo do futebol português. Mesmo tendo beneficiado de épocas desastrosas dos grande de Lisboa, Cajuda e os vimaranenses estão de parabéns.
Junto ao Sado, Carvalhal conseguiu outro pequeno milagre. Não há muito tempo, o Setúbal tremeu à beira dum abismo chamado colapso financeiro. O perigo continua presente, é certo, as finanças ainda não estão equilibradas, mas já se respira melhor, e a carreira do clube, tanto na Liga como nas taças (alcançando o feito histórico - e irrepetível - de ser o primeiro a vencer a Taça da Liga) enche de orgulho os da terra de Bocage. Mais uma vez, o mérito maior tem de ser atribuído ao treinador, que ressurgiu, como fénix, para os bons resultados que havia deixado em Matosinhos. Dá a impressão que funciona melhor quando tem menos recursos à disposição.

Bola para a bancada

No domingo, Olhanense e Gil Vicente empataram, e assim afastaram-se um ao outro da possibilidade de subirem ao primeiro escalão. Nada haveria de extraordinário não fora uma acusação dirigida à direcção dos minhotos: tentativa de aliciamento de dois jogadores do clube algarvio, por sinal dois ex-jogadores do clube de Barcelos. Os dois jogadores denunciaram o caso, e este já está nas mãos da PJ. Desta vez tudo veio ao de cima, mas eu pergunto-me: por cada caso em que os jogadores recusam, quantos não haverá em que aceitam?...

2 comentários:

telma disse...

tive pena de não conseguirem o 2º lugar. enfim, o 3º já foi fantástico para eles ^^

e sim, a minha primeira opç
ao vai ser coimbra.. e presumo que seja lá que vou entrar :p *

telma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.